Pular para o conteúdo principal
"Tenho coragem? Por enquanto estou tendo: porque venho do sofrido longe, venho do inferno de amor mas agora estou livre de ti. Venho do longe - de uma pesada ancestralidade. Eu que venho da dor de viver. E não a quero mais. Quero a vibração do alegre. Quero a isenção de Mozart. Mas quero também a inconseqüência. Liberdade? é o meu último refúgio, forçei-me à liberdade e agüento-a não como um dom mas com heroísmo: sou heroicamente livre. E quero o fluxo."

Água Viva (Clarice Lispector)

Primeiro para se ser livre, deve-se descobrir o que é a liberdade, acredito que para cada um a liberdade tenha um sentido, eu entendo liberdade como ser simplesmente o que sou, e isso deve me bastar, mas ai caio na questão, o que sou? sou como li ontem "sou um espaço onde a vida acontece", isso me tocou fundo, e sei que a todo momento tenho que lembrar disso, sou o que sou no momento, não preciso ser sempre, não preciso ficar preso, dai surge a liberdade, entende? agora sou calmo, estou sendo calmo, estou me sentindo calmo, mas isso não é tudo o que sou, e nem tenho que me apegar a isso, sou no momento porque sinto isso, se amanhã sentir algo diferente, será isso que serei, sou o que sinto, porque o que sinto é o que realmente existe dentro de mim. Sentiu? Entendeu? rs...Bjs

Comentários

Anônimo disse…
Qrido!
Eu penso a liberdade - vou tomar a liberdade de compartilhar isso contigo (rs) - como aquele instante em que conseguimos desvincilhar de nós um medo do que as pessoas pensarão a nosso respeito quando tomarmos esta ou aquela decisão. Pq vc fala sobre a questão do que cada um de nós é, de fato. E a verdade é que se fôssemos capazes de nos despir de tudo aquilo que não nos pertence originalmente, restaria apenas uma carcaça... Somos resultado de camadas e mais camadas de costumes, gestos, gostos, sensações e tantas outras coisas que sempre vêm a nós de fora de nós mesmos.. E é muito difícil, neste sentido, precisar um aspecto em que a liberdade seja plena (entendendo a liberdade como um momento em que eu tomo a decisão unica e exclusivamente por minha conta e risco, sem a influência de outros).
Portanto, retomando a minha tese, esta idéia de um momento em que se consiga ser você mesmo, sem influências, para ser livre, é utópica. Somos livres na medida em que, ao tomarmos esta ou aquela decisão - com certeza condicionada por coisas alheias a nós mesmos - não nos preocupemos com o impacto positivo ou negativo que ela terá na opinião dos outros a nosso respeito... Mas única e exclusivamente noa nossa vontade (ela mesma dependente de coisas que não são, originariamente, nossas)...

E o comentário deve ter ficado maior que o próprio post! :D
ô mania feia de falar, falar, falar... rsrs
Bjaum
Continua escrevendo!
;D
Anônimo disse…
Que lindo...
to em busca dela tb
Anônimo disse…
Liberdade é boa parte do que sou hoje! Livre pra fazer td aquilo que quero e penso. Minha liberdade só é limitada quando encontro pessoas que não deixam eu expressar que sou livre para eles. Minha liberdade se limita quando quero compartilhar ela com alguém e esse alguém não se permite se envolver na minha liberdade!

Bj Grande!

Postagens mais visitadas deste blog

Apego

Um dia, o Buda estava sentado na floresta com alguns monges. Eles tinham acabado de almoçar e já iam começar um compartilhamento sobre o Dharma quando um fazendeiro se aproximou deles. O fazendeiro disse: “Veneráveis monges, vocês viram minhas vacas por aqui? E tenho dezenas de vacas e elas fugiram. Além disso, eu tenho cinco acres de plantação de gergelim e este ano os insetos comeram tudo. Eu acho que vou me matar. Eu não posso continuar a viver assim”. O Buda sentiu forte compaixão pelo fazendeiro. Ele disse: “Meu amigo, me desculpe, não vimos suas vacas vindo nessa direção”. Quando o fazendeiro se foi, o Buda se voltou para seus monges e disse: “Meus amigos, sabem por que vocês são felizes? Porque vocês não têm vacas para perder” Buda era contra bens materiais? Não! Ele queria  apenas que não fôssemos apegados a elas! Devemos viver no mundo mas sem precisar dele , conviver, amar as pessoas, sem dependência, viver o agora sem expectativas pelo futuro, deixar o passado e viver a

Estresse - Osho

   Todas as metas pessoais são neuróticas. O homem sintonizado com a essência das coisas consegue entender, sentir que: "Eu não sou separado do todo, e não há necessidade de estar elegendo e procurando concretizar algum destino por mim conta. Os fatos estão acontecendo, o mundo continua girando - chame isso de Deus...   Ele está fazendo coisas. Elas acontecem por vontade própria. Não há necessidade de que eu trave alguma luta, faça qualquer esforço; não há necessidade de que eu lute por coisa alguma. Posso relaxar e simplesmente ser"   O homem essencial não é um fazedor. O homem acidental é um fazedor. Por isso, o homem acidental vive naturalmente com ansiedade, tensão, estresse, angústia, sentado o tempo todo sobre um vulcão. Esse vulcão pode entrar em erupção a qualquer momento, porque o homem vive num mundo de incertezas e acredita que pode tomar as coisas como certas. Isso gera tensão em seu ser: lá no fundo ele sabe que nada é certo. O Tarô Zen, de Osho: Car

108 contos e Parábolas Orientais - Por Monja Coen

Sou do tipo que ama andar na livraria esperando que algum livro me escolha, sempre acabo na parte de livros espiritualistas, zens, etc. Essa semana fui escolhido por 108  Contos e Parábolas Orientais, são contos Zens, chamados também de koans o Osho e o SatyaPrem sempre contam algumas dessas histórias, eu até anotava algumas em um caderno, por que são de uma reflexão tão profunda, que precisam sempre ser revisitadas. Agora a maioria delas em um único livro facilita bastante... A monja Coen explica que a partir dos principais nomes da tradição budista que ela faz parte (Soto Zen Budismo) reuniou os principais contos e acrescentou uma reflexão para cada uma delas. É um livro ótimo, mas sou suspeito nessa avaliação. Bjs.